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Fazer jogo é muito bobo haha

Gabriele Hensley

Nossa então tinha mais coisas?

Sempre tem aquela pessoinha que está começando agora em Desenvolvimento de jogos, é algo novo para ela, um novo lugar! Como ela não chegou a andar muito, não viu nem mesmo o meio, não viu a arvore, o rio, as pedrinhas do local, ela andou, andou e andou, e quando chegou a se cansar, voltou pra casa contente, achou que já viu de tudo nesta viagem, falou para todos os amigos o que viu e que já sabe muito do lugar, estava muito confiante então nem precisou voltar para explorar mais.


Aqui o safado, colocou a bandeira até onde ele foi, vamos chamar ele de Tiquito!
Aqui o safado, colocou a bandeira até onde ele foi, vamos chamar ele de Tiquito!

Quando você começa no desenvolvimento de jogos, não só em jogos pra falar a verdade, mas em qualquer área, qualquer coisinha da sua vida que você for começar, sempre mantenha em mente que você não sabe sobre aquilo! Pode parecer besteira, você mesmo já pensou isso e por isso busca aprender sobre, mas você não mantém esse pensamento na coisa toda, o que quero dizer é que como você não tem um conhecimento sobre algo, você não sabe até onde vai todas as informações, pesquisas, artigos e coisas sobre ela!

VOCÊ NÃO VIU TUDO!

Não seja como o Tiquito, não coloque a bandeira!

MAS HENSLEY COMO FAÇO PARA APRENDER?

Não sou dona da verdade, falo por mim mesma, mas posso dar umas dicas de como faço para aprender coisas novas, é um exercício mental que você tem que fazer, e quanto mais você faz, melhor fica, é uma espécie de organização, na verdade é algo organizado mesmo, é sobre organizar! Então vamos lá!


VISÃO

Quando se trata de visual, prepare sua visão, observe bem as coisas, tente separar as coisas em camadas, tente separar as cores, as formas, onde está e onde fica em relação as outras coisas que você reparou! Vou usar o famoso jogo amado por uns e superestimado para outros, o HADES.

Vou destrinchar o negócio para que vocês entendam quais pontos EXISTEM e que podem ser aplicados no seu jogo.

  • A lineart do chão chega a se repetir algumas vezes, mas a pintura e render são diferentes, o que faz que não cause uma estranheza.

  • A iluminação do local ajuda bastante a tornar assets repetidos em algo diferente.

  • Existem cerâmicas feitas somente com o intuito de decorar, isso ajuda a harmonizar o ambiente e dar alma para ele!

  • Os inimigos são 3D enquanto o resto é cartoonizado, isso é bem estiloso, as particulas são cartoonescas e existem em excesso, o que dá bastante vida pro jogo, o jogador sente que o que ele faz tem impacto ali dentro.

  • O lugar tem uma cor, o que dá um traço de personalidade para ele, aqui é trabalhado o verde, roxo e laranja(com os inimigos desta área), o que me lembra uma triangulação no Círculo Cromático!

Use o Círculo Cromático ao seu favor!
Use o Círculo Cromático ao seu favor!

Acho que você entendeu o que eu quis dizer com olhar bem e separar em camadas, caso não tenha entendido, vamos para o próximo exemplo!


PESQUISA

Se eu assim que acordasse, descobrisse que esqueci tudo sobre desenvolvimento de jogos, ou sendo mais realista, caso eu fosse para outra Engine, a primeira coisa que eu ia fazer, seria pesquisar tutoriais sobre jogos que eu vi(puxa o tópico da Visão) que tinha algo que eu queira saber, então de começo, eu quero saber como funciona esta Engine, quero saber como vou usar meu espaço de trabalho e o que eu tenho ao meu favor, o que posso utilizar e como posso utilizar, quero entender a interface dela. É MUITO IMPORTANTE você exercitar sua lógica, mas isto é o próximo tópico, vamos continuar neste.


Depois de aprender a interface, vou buscar como fazer a movimentação básica em 2D, pois eu VI que aprendendo isto, eu vou conseguir movimentar coisas, aplicar uma movimentação continua para um eixo(Gravidade), como faço para dar um impulso para algum eixo(Pulo), como faço para que quando o jogador apertar uma tecla, aconteça algo, e por ai vai, aprendo todas as coisas que essa simples movimentação 2D ensina, e estou falando só de movimentação!


Agora imagina um Dino Runner, Flappy Bird ou Pong que você iniciante se recusa a fazer, eu sei, você sabe, nós sabemos que você quer logo fazer o seu projeto(que você Tiquito julga simples), mas não sabe ainda que não é tão simples, o Flappy Bird mesmo tem um sistema para guardar seus pontos, um sistema para gerar os canos aleatoriamente, cada cano tem uma colisão, o pássaro tem gravidade e aceleração, a sprite dele gira de acordo com os pulos, o cenário tem Parallax, como você vai fazer pros canos não gerarem de forma que seja impossível o Player passar? Muita responsabilidade né, só um carro do seu GTA 7 tem isso tudo se você pensar mais um pouquinho! LÓGICA

Se 2 + 2 = 4, então um jogo Topdown é só um Platformer sem gravidade? Use a lógica! é outra coisa a ser exercitada, depois que você aprender algumas coisas, você pode usar elas para montar outras, as vezes uma arvore é só um inimigo que não se mexe! Eu mostro pra você no Minecraft que para se construir uma picareta, é só desenhar uma com gravetos e um material, agora eu te falo que existe uma espada, o que você vai fazer? Desenhar uma e !!! Funcionou!


As vezes você não vai achar o tutorial que você quer, e o motivo é algo que você vai entender só lá pra frente, por exemplo, em um mundo hipotético onde no Youtube só existem tutoriais de como desenvolver jogos Topdown, o que você faria para criar um Platformer? Ai você pensa e pensa e pensa e pensa e... BOOM, é só eu fazer com que ele sempre ande para baixo, mas ai ficaria estranho, pois a aparência do personagem é em outra perspectiva, então vou mudar a sprite dele para que ele fique de lado, assim condiz com o que quero.


FLAPPY BIRD É SÓ UM MARIO SEM LIMITE DE PULO E SEM CHÃO ONDE TEM INIMIGOS SEM GRAVIDADE VINDO EM SUA DIREÇÃO E OKAY CHEGA DA COLUNA.


Jogos possuem até leis, será se é só uma brincadeira mesmo? é uma besteirinha aprender a fazer jogos? Existem movimentações imensas de dinheiro em cima disso, use a lógica, você acha mesmo que tudo isso é simples?


Espero que eu tenha atingido algum canto do seu cerebrozinho lindo e engatilhado algum pensamento que vai fazer com que você reflita e melhore como pessoa, acho que próxima vez eu vou terminar a coluna com dignidade!

2 Comments


Mister Dovah
Mister Dovah
Mar 07

Isso não é um poste, é uma magna aula! Eu me vi em cada parágrafo, desde o pré-julgamento sobre a área até os aprendizados. Eu tenho aprendido tanto sobre lógica, coesão, coerência de elementos, level design, game design, experiência do usuário, lidar com crítica (isso é bem difícil e me levou a um outro nível de consciência pessoal) que eu já estou deixando de me considerar um hobbysta pra ser um estudioso pesquisador da área. Professora, suas colocações foram ótima sobre ter visão e pesquisar, isso diferencia quem tem perfil de jogador e perfil de desenvolvedor, ambos são importantes, mas não são a mesma coisa. Jogar com olhar de jogador é muito diferente do olhar de desenvolvedor porque se analisam…

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Piggor
Mar 07

Jogos são um teatrinho com efeitinhos especiais pra gente achar bonito mesmo. Lembro que no meu curso de jogos um professor deu um exemplo que a teia do jogo do homem aranha é só um hookshot que você não necessariamente vai até o final. Fazer algo complexo na grande maioria das vezes é só fazer algo super simples mas que tem uma constituição onde tem um conjunto de leis que ocorrem dentro dessa mecânica. Ótimo textinho Hens!

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