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Lucas Resende Toso

Um apito de trem no meio da Área Indie - Histórias da BGS

Atualizado: 28 de out.

Grimgig Railway é uma mistura de Five Nights at Freddy's com simulador de trem



Quem andou por algum tempo pelas três ruas da Área Indie da BGS de 2024 se assustou pelo menos uma vez com um apito de trem misterioso. Eu me assustei várias vezes. Mesmo quando estava literalmente na frente do trem de Grimgig Railway, talvez o espaço mais simpático da área destinada aos jogos brasileiros.


Feito como uma carta de amor para os amantes das ferrovias, Grimgig é muito mais um simulador de trem do que só um derivado de Five Nights at Freddy's. Você precisa abastecer a fornalha, ficar atento aos animais no trilho, gerenciar a temperatura da caldeira e frear em cruzamentos - ao mesmo tempo em que precisa manter a inteligência artificial assassina que cuida do trem longe de sua cabine.



"Meu hobby é mexer com trem, desde pequeno eu tenho essa paixão sobre trens, mas eu não queria fazer outro simulador, queria fazer algo novo”, contou o ferro-fã Hopkins, diretor criativo da Hoppsland. “A gente queria trazer um novo twist pro FNAF, que você consegue controlar o seu ambiente ao mesmo tempo que você toma conta do bicho que quer te pegar”.



Além de desenvolvedor e diretor da Hoppsland, Hopkins também trabalha no Museu da Estrada de Ferro de Sorocaba, de onde conseguiu o apito que assustou 9 em cada 10 pessoas que andaram pela “Vila Indie”.


“Eles me deram um apoio pra conseguir esse apito. E coloquei um gerador de fumaça pra dar um pouco mais de sensação,” acrescentou o animadíssimo desenvolvedor.  "A gente montou uma locomotiva do zero, mas a parte de dentro foi adaptada. Se for muito fiel, ninguém vai entender nenhum dos controles. Qualquer pessoa pode pegar a locomotiva e fazer ela funcionar".


Além do tenso e meticuloso fluxo de jogabilidade do trem, de gerenciar a locomotiva e não deixar que o robô assassino te mate, o jogo também terá momentos de respiro, com quebra-cabeças e partes de narrativa envolvendo as plataformas e estações. O jogo final pretende ter entre uma e duas horas de duração, com alguns finais diferentes pra explorar e um formato que deve funcionar muito bem pra streamers.

"Quem gosta de trem vai adorar esse jogo e quem gosta de FNAF também vai gostar" - Hopkins, diretor criativo da Hoppsland

Grimgig vem sendo desenvolvido há cerca de sete meses, com uma equipe formada atualmente por 13 desenvolvedores, envolvendo desde modders da Valve a ex-funcionários de estúdios AAA como a New World Interactive, Activision e Ubisoft.


O jogo tem lançamento planejado pra dezembro de 2024, mas pode estender o desenvolvimento por mais alguns meses, no máximo até junho de 2025. Acompanhe Grimgig Railway na Steam.

  


 

 

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