Master Lemon: The Quest for Iceland é uma aventura sobre amizade, luto, palavras e auto conhecimento
Jogar com palavras é uma arte muito complexa e diversificada. De jornalistas a desenvolvedores de software, de professores a músicos, dependemos dessas pequenas estruturas pra criar mundos. Algo que magos (e não feiticeiros, nem bruxos) também fazem, estudando anos a fundo pra traduzir os poderes da natureza ou do oculto em cânticos, magias, runas.
Master Lemon é um desses cânticos criados por um mago da vida real. Um estudante de línguas, culturas e audiovisual se aventurando em uma nova linguagem: os jogos. Julio Santi homenageia não só o seu amigo Limão, mas a si mesmo também, com uma aventura sobre amizade, memória e o poder das palavras.
“Ele morreu falando dez línguas, eu já estudei mais de dez. É sobre apreciar línguas, a gente fala sobre degustar. Eu sempre gostei de línguas. Fui começar o chinês mais pelo taoísmo e o Limão quis me conhecer por causa disso, ele que me ensinou a ser autodidata”, contou Julio durante a BGS 2024.
O jogo conta a história do poliglota Limão em sua jornada para aprender o idioma islandês, assim como o amigo que inspirou o projeto da Pepita Digital. Criaturas estão se alimentando de memórias e destruindo todas as línguas. Cabe ao jogador investigar esses mistérios usando literalmente palavras pra materializar objetos, se teletransportar e se conectar com essa história.
Mas se engana quem acha que essa aventura evoca algum tipo de тоска. Master Lemon é uma memória, mas também uma fantasia complexa e grandiosa, não é um jogo para aprender línguas, mas sim vivê-las. É uma forma positiva de processar o luto e homenagear aqueles que nos atravessam e deixam uma parte de si na gente. É uma deliciosa mistura de jijivisha e jigyasa.
"Videogame é uma baita linguagem. Eu amei. A vida gira em torno de histórias e línguas” - Julio Santi, criador de Master Lemon
Não é um jogo sobre a morte, é um jogo sobre a vida. E é engraçado - talvez engraçado não seja a palavra exata pra isso -, mas me parece um jeito excelente de lidar com a perda. Digo isso vindo desde uma criança que teve muita dificuldade em lidar com a perspectiva da morte até um adulto que acabou quase que indiferente a esse - e outros - sentimentos.
“Atualmente deve ter entre 100 e 200 palavras. Tinha mais, mas eu percebi que tinha que ter menos pra marcar mais. Foi um processo de formiguinha, até hoje eu descubro palavras e ponho, depois de 3 anos já”, acrescentou Julio.
Master Lemon é a primeira aventura da Pepita Digital na criação de jogos. Além de poliglota autodidata, Julio vem do cinema, tendo dirigido e escrito o longa-metragem O Caseiro (2016). “Videogame é uma baita linguagem. Eu amei. A vida gira em torno de histórias e línguas”.
O jogo tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2025, em abril ou março, com 6 a 10 horas de duração (dependendo do seu nível de completismo).
Master Lemon foi contemplado pelo programa ID@Xbox e já tem lançamento no PlayStation e Xbox garantidos, com um port pra Switch também em processo. Acompanhe Master Lemon na Steam.
Conversei com os devs na BGS, uns queridos! Como também aspirante a poliglota, desejo tudo de bom pra esse projeto tão delicado e inspirador